Jorge Lorenzo entra a defender o título de campeão
O espanhol Jorge Lorenzo inicia domingo, na noite do Qatar, a defesa do título de MotoGP, categoria rainha do Mundial de motociclismo, competição que este ano conta com português Miguel Oliveira na categoria de 125 cc.
O Mundial, que passará por Portugal a 1 de maio na terceira das suas 18 corridas, anuncia-se como um dos mais competitivos das últimas épocas, com 17 pilotos em MotoGP e um total de 86 nas três classes.
No MotoGP, o australiano Casey Stoner (Honda) parece ser o grande opositor de Jorge Lorenzo - que este ano terá como companheiro na Yamaha o norte-americano Ben Spies - na luta pelo título.
O australiano, campeão mundial em 2007, tem conseguido os melhores tempos na pré-época e está bem colocado entre os "cinco ou sete pilotos" que, segundo Lorenzo, "podem ganhar provas".
O italiano Valentino Rossi, nove vezes campeão mundial das quais sete em MotoGP, inicia a temporada com alguns problemas: ainda não recuperou totalmente da lesão sofrida no ombro na época passada e tem de se adaptar à nova Ducati.
"Il Dottore", campeão pela Honda e pela Yahama, que este ano se transferiu para a marca italiana, vai querer entrar na época a repetir o triunfo conseguido no ano passado em Losail, mas os tempos da pré-temporada não têm sido prometedores.
Na categoria Moto2, há um trio de candidatos à sucessão de Toni Elias, o campeão que esta época se transferiu para a classe superior.
O alemão Stefan Bradl (Kalex) e o espanhol Julian Simon, vice-campeão, surgem como favoritos, mas têm de contar com a concorrência de Marc Marquez, o campeão de 125 cc, "promovido" esta temporada.
Nos 125 cc, o ano será histórico para o motociclismo português com a estreia do jovem Miguel Oliveira, de 16 anos, que em novembro de 2010 se sagrou campeão de Espanha na mesma categoria.
A correr com uma Aprilia, Miguel Oliveira chega ao Qatar depois de vários testes, onde esteve regularmente entre os mais rápidos em pista.
Na categoria mais baixa, a luta pelo título poderá ser discutida entre os espanhóis Nicolás Terol, vice-campeão em 2010, e Héctor Faubel, que no ano passado competiu no "quarto de litro".
O Mundial começa este fim de semana com o Grande Prémio noturno do Qatar e termina a 06 de novembro em Valência, em Espanha, país que acolhe quatro provas durante a temporada.
A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) decidiu, adiar para 2 de outubro o GP do Japão, inicialmente agendado para 24 de abril em Motegi, devido ao sismo e ao tsunami que recentemente atingiram o país.
C/Lusa
Fonte:noticias.rtp.tp
Nenhum comentário:
Postar um comentário