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sábado, 28 de setembro de 2013

Te cuida, EcoSport! Confira os novos SUVs compactos que estão chegando ao Brasi

O sucesso do EcoSport aguçou a concorrência. E agora, além do Renault Duster, finalmente o jipinho da Ford vai ganhar rivais de verdade – e não somente hatches e peruas travestidos de off-road. É a moda dos SUVs urbanos, que não para de crescer no Brasil, devido ao estilo topa-tudo e à boa capacidade de superar obstáculos desses modelos. Em breve teremos Chevrolet, Peugeot, Fiat, Nissan, Volkswagen e até a JAC disputando essa seara. E não é só no segmento médio que as marcas estão de olho: a Mercedes prepara o compacto GLA, a Land Rover desenvolve um modelo de entrada para ficar abaixo do Freelander e a Porsche finaliza o Macan, irmão menor do Cayenne. CARPLACE fez uma lista com tudo que vai agitar esse mercado por aqui nos próximos anos!
Chevrolet Tracker
Já mostrado pela GM à imprensa, o Tracker tem chegada ao mercado nacional prevista para outubro, com preço inicial na faixa de R$ 60 mil. Construído sobre a plataforma GSV usada por Onix/Spin/Sonic, o jipinho vai usar o mesmo motor Ecotec 1.8 16V flex do Cruze, em versões manual de cinco marchas e automática de seis velocidades, sempre com tração apenas 4×2 (dianteira). Se seguir as especificações do modelo vendido na Argentina (também importado do México, como será o nosso), o pacote mais completo de equipamentos incluirá rodas aro 18”, teto-solar, bancos de couro, seis airbags, freios ABS com EBD, controle de estabilidade, computador de bordo e central de entretenimento MyLink.

Peugeot 2008
A Peugeot já anunciou que o crossover 2008 será produzido em Porto Real (RJ) no fim de 2014. Protótipos já rodam em testes na região, o que mostra que a montadora tem pressa para lançar o modelo, que tem feito bastante sucesso na Europa. Montado sobre a plataforma do hatch 208, o 2008 reúne características de SUVs, como o visual, e das peruas, como o amplo espaço interno e o porta-malas generoso. O interior segue a linha do 208, com volante compacto e o quadro de instrumentos elevado, além da central de entretenimento com tela sensível ao toque. Será vendido apenas com tração dianteira, em versões 1.6 16V flex, mas espera-se que ele possa inaugurar também o novo motor 1.2 turbo de três cilindros da PSA por aqui (em fase de testes). Uma opção com o propulsor 1.6 THP também seria bem-vinda para enfrentar o EcoSport 2.0.

Renault Captur e Duster reestilizado
O crossover derivado do novo Clio IV deverá ser anunciado em breve pela Renault como próximo modelo da marca a ser fabricado no Brasil, após a renovação da linha Logan/Sandero. Embora ainda não confirme, a empresa já começou a movimentação na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para receber a produção do Captur a partir de 2015. Embora tenha porte inferior ao do Duster, o Captur (que mede 4,12 m de comprimento) vai atuar numa faixa de preço superior, uma vez que traz construção e acabamento mais refinados. Em valores atuais, a estimativa de preço inicial ficaria na faixa de R$ 60 mil. Na Europa, o Captur oferece duas opões de motor a gasolina: 0.9 turbo de três cilindros e 90 cv, e 1.2 turbo com injeção direta e 120 cv, com câmbio manual de cinco marchas e automático de seis velocidades, respectivamente. Por aqui a lógica seria usar o 1.6 do Duster e, talvez, o 2.0 do Fluence com câmbio CVT nas versões topo de linha, compondo uma gama semelhante à do EcoSport. Mas quem sabe a Renault não surpreende e traz também os novos motores europeus para cá? Outra dúvida que ainda paira no ar é sobre uma possível importação do modelo já em 2014, para ir conquistando mercado até a chegada da versão nacional. Mas, por conta de valores, não apostaríamos nossas fichas nisso…

Já o Duster sempre teve como principal alvo o Ford Ecosport. O fôlego do jipinho da Renault, contudo, foi minado quando o seu principal concorrente estreou sua nova geração. Para contornar essa situação, a Renault já tem na manga uma reestilização para o modelo. Durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a fabricante apresentou o conceito Duster DCross, que servirá de inspiração para o Duster modelo 2015, que chega no segundo semestre do ano que vem. Mas não espere por alterações profundas: a marca deverá se concentrar no visual externo e retocar algumas partes do interior. O resultado será mostrado no Salão de Frankfurt, em setembro.
Fiat 500 X
Uma das maiores novidades da Fiat para 2015, o 500 X (futuro crossover do Cinquecento) será produzido na nova planta que a marca italiana está construindo em Pernambuco. Prova disso é que o projeto já possui até código: 338. O modelo também dará origem a um novo modelo Jeep – de codinome 520 -, que será feito na mesma unidade. Desenvolvido sobre a plataforma do 500L, o jipinho terá cerca de 4 metros de comprimento e já foi mostrado rapidamente durante uma apresentação da Fiat. No Brasil, o modelo deverá usar os motores E.torQ 1.6 e 1.8.

Honda Urban SUV
A Honda já anunciou que terá um SUV compacto feito sobre a plataforma do novo Fit. O projeto tem caráter global e está confirmado para produção em Sumaré (SP) a partir de 2015. Trata-se da versão final do conceito Urban SUV, que CARPLACE antecipa nessa projeção. O que mais chama atenção no design é a esportividade. A Honda foi arrojada ao adotar uma linha de teto bastante curva, que lembra um cupê, em conjunto com um forte vinco na lateral. O estepe, diferentemente do EcoSport, ficará no interior do veículo. Apesar de ser feito sobre uma plataforma inédita (chamada Global Series Compact, mesma do novo Fit), o SUV vai manter o versátil banco traseiro do Fit atual, capaz de assumir diversas configurações. Em termos de dimensões, o jipinho tem 4,30 m de comprimento – contra 4,24 m do EcoSport, contando o estepe externo. São 22,8 cm a menos que irmão maior CR-V, uma distância de porte que permite aos dois atuarem em segmentos diferentes. Mas é claro que haverá quem chame o Urban SUV de mini-CR-V. A Honda ainda não fala em mecânica, mas é certo que na Europa haverá um 1.6 a diesel emprestado do Civic. Por aqui, hoje as opções mais viáveis seriam o 1.5 16V do próprio Fit e o 1.8 16V do Civic LXS, deixando o 2.0 16V restrito aos Civics mais caros e ao CR-V. O modelo oferecerá transmissões manual e automática, sempre com tração dianteira – a princípio não há previsão de versões 4×4.

Nissan Extrem
A produção de um inédito SUV compacto da Nissan em sua nova fábrica em Resende (RJ) já é dada como certa, mas a montadora – obviamente – não confirma. Uma fonte de inspiração para esse carro seria o conceito Extrem, mostrado no Salão do Automóvel de 2012, porém com linhas menos futuristas. A novidade está prevista para 2015 (depois do March e Versa nacionais), e deverá utilizar os atuais motores 1.6 16V com 111 cv e o 1.8 16V de 124 cv.

VW Taigun
Mostrado como conceito no Salão de São Paulo no ano passado, o Taigun já ganhou sinal verde para a produção: 2015 no Brasil e no ano seguinte na Europa. A grande sacada do modelo é o tamanho diminuto (ele é menor que o Gol!), o que deve colocá-lo em uma faixa de preço inferior à do EcoSport. A plataforma é a NSF do Up!, com o qual o SUV dividirá a linha de montagem e diversos componentes. O motor será o EA211 1.0 três cilindros turbo, com chances de ter também o 1.4 TSI – ambos já devidamente adaptados ao sistema flex exigido por aqui. Uma versão com tração 4×4 está sendo cogitada, mas a princípio o Taigun estreará somente com tração dianteira.

JAC S3
Este SUV das fotos é a aposta chinesa para roubar a atenção de clientes do Ecosport. O JAC S3 foi apresentado em abril no Salão de Xangai, e chamou a atenção. Apesar da semelhança visual com o Hyundai ix35, inclusive no interior, seu acabamento parece ter recebido maior capricho dos chineses. Por aqui o modelo deverá chegar em 2014, usando o mesmo motor 1.5 VVT 16V Jet Flex do J3 Sport. Além do S3, a JAC lançará antes o S5, de porte superior.

Land Rover “Baby”
O Grupo JLR anunciou para outubro a decisão se vai (ou não) construir uma fábrica no Brasil. Em caso afirmativo, o modelo a ser feito aqui é um SUV compacto ainda inédito na linha Land Rover, desenvolvido em parceria com a Chery – conforme CARPLACE antecipou. O jipinho terá cerca de 4 metros de comprimento e deverá chegar ao mercado em 2015 ou 2016, no máximo. A prioridade serão os mercados emergentes, mas ele também será vendido na Europa. Terá motores de baixa cilindrada, com turbo, em versões a gasolina e diesel. As configurações de entrada terão tração apenas dianteira, com opção de 4×4 nos modelos topo de linha. O visual, ainda mantido sob sigilo, deve seguir as linhas do conceito que antecipa o novo Defender, conforme essa projeção da publicação inglesa Autocar.

Mercedes-Benz GLA
Pela primeira vez na história, a família Classe A terá um SUV entre seus membros. O modelo, já mostrado como conceito, será lançado até o fim de 2013 na Europa e é um dos carros cotados para ser produzido no Brasil a partir de 2015, caso a Mercedes confirme a parceria com a Nissan na nova fábrica de Resende (RJ). O GLA (nome provável do jipinho) usará os mesmos motores 1.6 e 1.8 turbinados e a transmissão de dupla embreagem do Classe A, com direito à tração integral 4Matic nas versões mais caras. Haverá também um GLA AMG, com motor 2.0 turbo de 360 cv. Antes de ser nacional, o novo Mercedes chegará por aqui como importado, no próximo ano.

Porsche Macan
A Porsche já está com o Macan praticamente pronto. O SUV compartilha sua plataforma com o VW Tiguan, assim como seu irmão maior, o Cayenne, faz com o VW Touareg. Lá fora o Macan tem lançamento agendado para o Salão de Los Angeles, que ocorre entre os dias 22 de novembro e 1 de dezembro. O carro deverá chegar ao Brasil no segundo semestre de 2014, para concorrer com o Range Rover Evoque. As opções de motor ainda não foram confirmadas, mas espera-se pelo menos uma opção V6 a gasolina movendo a versão mais forte do carro.

Por Daniel Messeder e Diogo Dias

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