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sábado, 16 de junho de 2012

As primeiras motociclestas do mundo

A 126 anos atrás nascia a evolução,o que hoje são as motos.dê graças a esta.
O que séria de nós? Amantes de motocicletas,se não fosse a maezona aqui.E hoje podemos nos chama de motociclistas.

A INVENÇÃO




                    A motocicleta foi inventada simultaneamente por um americano e um francês, sem se conhecerem e pesquisando em seus países de origem: Sylvester Roper nos Estados Unidos e Louis Perreaux, do outro lado do atlântico, fabricaram um tipo de bicicleta equipada com motor a vapor em 1869.
                    Nessa época os navios e locomotivas movidas a vapor já eram comuns, tanto na Europa como nos EUA, e na França e na Inglaterra os ônibus a vapor já estavam circulando normalmente. As experiências para se adaptar um motor a vapor em veículos leves foram se sucedendo, e mesmo com o advento do motor a gasolina (combustão interna), continuou até 1920, quando foram abandonadas definitivamente
A primeira moto do mundo foi contruída por dois alemães: Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, em Stuttgart. Trata-se essencialmente de uma bicicleta motorizada. Foi também o primeiro veículo movido a petróleo do mundo.
Projetada por Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, o veículo foi batizado com o nome de Reitwagen (algo como carro de passeio) e patenteado em 1885.

Pesando 60kg e equipada com rodinhas laterais, o motor da precusora das motos atuais tinha capacidade de 264cc e desenvolvia meio cavalo de potência a 650 rpm.

A marca dela é Hildebrand & Wolfmüller e ela é a primeira moto a ser patenteada no mundo – ou seja, a primeira registrada antes de ser produzida.
Criada em 1894, nesse mesmo ano ela entrou em produção. Na Alemanha, sua terra natal, é conhecida como “motorrad”. Esse exemplar foi encontrado em um celeiro nos Estados Unidos, onde esteve encostada por aproximadamente 70 anos, só juntando poeira.
Ela foi leiloada na Inglaterra e, 131 mil dólares depois, viajará novamente para a Alemanha, onde será restaurada (afinal as rodas da belezinha não parecem agüentar nem meio metro de estrada).
BICICLETA COM MOTOR OU MOTO?
 No entanto, o problema maior dos fabricantes de ciclomotores - veículos intermediários entre a bicicleta e a motocicleta - era onde instalar o propulsor (o motor): se atrás do selim ou na frente do guidão, dentro ou sob o quadro da bicicleta, no cubo da roda dianteira ou da traseira?
                    Como de início não houve um consenso, todas essas alternativas foram adotadas e ainda existem exemplares de vários modelos. Só no início do século XX os fabricantes chegaram a um consenso sobre o melhor local para se instalar o motor, ou seja, a parte interna do triângulo formado pelo quadro, norma seguida até os dias atuais.

A PRIMEIRA FÁBRICA

           A primeira fábrica de motocicletas surgiu em 1894, na Alemanha,
e se chamava Hildebrandt & Wolfmüller.
                    No ano seguinte construíram a fábrica Stern e em 1896 apareceram a Bougery, na França, e a Excelsior, na Inglaterra. No início do século XX já existiam cerca de 43 fábricas espalhadas pela Europa. Muitas indústrias pequenas surgiram desde então e, já em 1910, existiam 394 empresas do ramo no mundo, 208 delas na Inglaterra. A maioria fechou por não resistir à concorrência.
                    Nos Estados Unidos, as primeiras fábricas - Columbia, Orient e Minneapolis - surgiram em 1900, chegando a 20 empresas em 1910. Tamanha era a concorrência que fabricantes do mundo inteiro começaram a introduzir inovações e aperfeiçoamentos, cada um deles tentando ser mais original. Estavam disponíveis motores de um a cinco cilindros, de dois a quatro tempos.

A MOTOCICLETA NO BRASIL

A história da motocicleta no Brasil começa no início do século passado (1910 ) com a importação de muitas motos européias e algumas de fabricação americana, juntamente com veículos similares como sidecars e triciclos com motores. No final da década de 10 já existiam cerca de 19 marcas rodando no país, entre elas as americanas Indian e Harley-Davidson,  a belga FN de 4 cilindros, a inglesa Henderson e a alemã NSU.
                    A grande diversidade de modelos de motos provocou o aparecimento de diversos clubes e alguns tipos de provas e competições, como o raid do Rio de Janeiro a São Paulo, numa época em que não existia nem a antiga estrada Rio-São Paulo. No final da década de 30 começaram a chegar ao Brasil as máquinas japonesas, a primeira, da marca Asahi.
                    Durante a guerra as importações de motos foram suspensas, mas retornaram com força após o final do conflito. Chegaram NSU, BMW, Zündapp (alemãs), Triumph, Norton, Vincent, Royal-Enfield, Matchless (inglesas), Indian e Harley-Davidson (americanas), Guzzi (italiana), Jawa (tcheca), entre outras.

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