Novo modelo da Yamaha seria voltado inicialmente ao mercado europeu
Com a extinção dos motores 2 tempos, as esportivas de 125 cm³ e 250 cm³ impulsionadas por este tipo de motor saíram do mercado. Os jovens europeus contavam com uma grande gama de modelos nas duas cilindradas, as lendárias Yamaha TZ 125 e 250, Honda NSR 125 e 250, Suzuki RG 250 e Kawasaki KR, além das europeias Cagiva Mito, Aprilia RS 125 e 250, sendo esta última praticamente uma moto da categoria 250 homologada para a rua. Eram leves e potentes (nas versões free-power), porém com a “queda” dos motores 2 tempos, muitas saíram de linha e foram substituídas por novos modelos equipados com motores 4 tempos. Os primeiros modelos não atraíram muitos fãs, pois tinham um desempenho aquém do esperado.
Mas agora isto esta mudando, as fabricas estão voltadas em desenvolver novos modelos com esta cilindrada, com desempenho próximo ou até superior as “apimentadas” 125 2 tempos (porém não conseguem se aproximar das 250). São modelos com design inspirado nas esportivas maiores, dotada de ciclística moderna e equilibrada, e com motores que abusam das novas tecnologias, como sistemas de alimentação por injeção, cabeçotes com quatro válvulas e refrigeração liquida. A precursora foi a Kawasaki com sua pequena bicilíndrica Ninja 250, e a Honda lançou no ano passado a CBR 250R, com seu motor monocilíndrico, com desenho fortemente inspirado nas suas irmãs maiores de 600 cm³ e 1 000 cm³. Agora rumores indicam que a Yamaha estaria preparando o contra-ataque, com o lançamento de sua 250cm³, que ao que tudo indica receberá o nome de YZF-R 250, inspirada na R1.
O novo modelo tomaria como base a já existente na Índia, YZF-R15, de 125 cm³, mas não se sabe ainda se utilizará algum motor já existente, como o excelente mono que equipa as WR 250R e X, ou será desenvolvido algo especifico para impulsionar o novo modelo. Apesar de alguns sites terem publicado imagens da 125 cm³ indiana, não se sabe ao certo como será o novo modelo, mas uma coisa é certa, a Yamaha prepara realmente algum lançamento deste tipo, pois principalmente com a crise mundial, estes modelos tem tido grande aceitação no mercado. Agora para o Brasil, que é o maior consumidor mundial de motos street desta cilindrada, continuaremos ainda por um bom tempo com as mesmas opções, salvo a KTM, que irá balançar o mercado com a chegada da Duke 200cm³. Tomará que com isto, Honda e Yamaha se mexam, e disponibilizem estas motos também no Brasil, podendo inclusive manter seus modelos atuais (Fazer e CB 300R), e compartilhar o mesmo motor, dando a opção de modelos naked e esportivo. Isto só o tempo nos dirá.
Fonte:motociclismoonline.com.br
Com a extinção dos motores 2 tempos, as esportivas de 125 cm³ e 250 cm³ impulsionadas por este tipo de motor saíram do mercado. Os jovens europeus contavam com uma grande gama de modelos nas duas cilindradas, as lendárias Yamaha TZ 125 e 250, Honda NSR 125 e 250, Suzuki RG 250 e Kawasaki KR, além das europeias Cagiva Mito, Aprilia RS 125 e 250, sendo esta última praticamente uma moto da categoria 250 homologada para a rua. Eram leves e potentes (nas versões free-power), porém com a “queda” dos motores 2 tempos, muitas saíram de linha e foram substituídas por novos modelos equipados com motores 4 tempos. Os primeiros modelos não atraíram muitos fãs, pois tinham um desempenho aquém do esperado.
Mas agora isto esta mudando, as fabricas estão voltadas em desenvolver novos modelos com esta cilindrada, com desempenho próximo ou até superior as “apimentadas” 125 2 tempos (porém não conseguem se aproximar das 250). São modelos com design inspirado nas esportivas maiores, dotada de ciclística moderna e equilibrada, e com motores que abusam das novas tecnologias, como sistemas de alimentação por injeção, cabeçotes com quatro válvulas e refrigeração liquida. A precursora foi a Kawasaki com sua pequena bicilíndrica Ninja 250, e a Honda lançou no ano passado a CBR 250R, com seu motor monocilíndrico, com desenho fortemente inspirado nas suas irmãs maiores de 600 cm³ e 1 000 cm³. Agora rumores indicam que a Yamaha estaria preparando o contra-ataque, com o lançamento de sua 250cm³, que ao que tudo indica receberá o nome de YZF-R 250, inspirada na R1.
O novo modelo tomaria como base a já existente na Índia, YZF-R15, de 125 cm³, mas não se sabe ainda se utilizará algum motor já existente, como o excelente mono que equipa as WR 250R e X, ou será desenvolvido algo especifico para impulsionar o novo modelo. Apesar de alguns sites terem publicado imagens da 125 cm³ indiana, não se sabe ao certo como será o novo modelo, mas uma coisa é certa, a Yamaha prepara realmente algum lançamento deste tipo, pois principalmente com a crise mundial, estes modelos tem tido grande aceitação no mercado. Agora para o Brasil, que é o maior consumidor mundial de motos street desta cilindrada, continuaremos ainda por um bom tempo com as mesmas opções, salvo a KTM, que irá balançar o mercado com a chegada da Duke 200cm³. Tomará que com isto, Honda e Yamaha se mexam, e disponibilizem estas motos também no Brasil, podendo inclusive manter seus modelos atuais (Fazer e CB 300R), e compartilhar o mesmo motor, dando a opção de modelos naked e esportivo. Isto só o tempo nos dirá.
Redação Motociclismo / Marcio Chizzolini
Imagens Honda - Yamaha - Kawasaki
Fonte:motociclismoonline.com.br
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