A!PA desenvolvido pela ArqBravo será o carro popular argentino de US$ 10.000 São poucos os países que possuem fabricantes de automóveis locais, como são atualmente Estados Unidos, Japão e Alemanha, citando os principais exemplos. Até mesmo o Brasil já se aventurou no ramo com a Gurgel, que começou em 1969 e encerrou suas atividades em 1996. Agora são os argentinos da ArqBravo que planejam a criação de um carro nacional popular, o A!PA, que se de fato for lançado deverá custar US$ 10.000 (cerca de R$ 15.840).
E o projeto já está sendo tocado. Em 2010, um protótipo foi apresentado da feira Automechanika, em Buenos Aires, e desta vez a ArqBravo divulgou o primeiro esboço do que deve ser a versão final do A!PA. A imagem foi publicada pelo ArgentinaAutoblog, que complementa a informação dizendo que o carro argentino foi projetado para utilizar o motor FPT (Fiat Powertrain Technologies) 1.4 Fire Evo, o mesmo usado no novo Fiat Uno. A publicação ainda afirma que o chassi do veículo também tem condições de receber os motores 1.6 e 1.8 da família E.torQ, também da FPT.
O esboço mostra um veículo no estilo crossover, dada a altura elevada da carroceria em relação ao solo e para-choques também posicionados no alto. A Arqbravo afirma que o carro terá 1,90 metros de largura e 1,70 m de altura. Ainda de acordo com a fonte, a viabilização do veículo depende não só de investimentos como também de uma permissão do terminal automotivo do governo da Argentina, certificado obtido somente via decreto presidencial. A empresa, entratanto, não divulgou nenhuma data ou previsão de lançamento do veículo.
Fonte:carroig.com.br
E o projeto já está sendo tocado. Em 2010, um protótipo foi apresentado da feira Automechanika, em Buenos Aires, e desta vez a ArqBravo divulgou o primeiro esboço do que deve ser a versão final do A!PA. A imagem foi publicada pelo ArgentinaAutoblog, que complementa a informação dizendo que o carro argentino foi projetado para utilizar o motor FPT (Fiat Powertrain Technologies) 1.4 Fire Evo, o mesmo usado no novo Fiat Uno. A publicação ainda afirma que o chassi do veículo também tem condições de receber os motores 1.6 e 1.8 da família E.torQ, também da FPT.
O esboço mostra um veículo no estilo crossover, dada a altura elevada da carroceria em relação ao solo e para-choques também posicionados no alto. A Arqbravo afirma que o carro terá 1,90 metros de largura e 1,70 m de altura. Ainda de acordo com a fonte, a viabilização do veículo depende não só de investimentos como também de uma permissão do terminal automotivo do governo da Argentina, certificado obtido somente via decreto presidencial. A empresa, entratanto, não divulgou nenhuma data ou previsão de lançamento do veículo.
Fonte:carroig.com.br
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