sábado, 28 de setembro de 2013

Te cuida, EcoSport! Confira os novos SUVs compactos que estão chegando ao Brasi

O sucesso do EcoSport aguçou a concorrência. E agora, além do Renault Duster, finalmente o jipinho da Ford vai ganhar rivais de verdade – e não somente hatches e peruas travestidos de off-road. É a moda dos SUVs urbanos, que não para de crescer no Brasil, devido ao estilo topa-tudo e à boa capacidade de superar obstáculos desses modelos. Em breve teremos Chevrolet, Peugeot, Fiat, Nissan, Volkswagen e até a JAC disputando essa seara. E não é só no segmento médio que as marcas estão de olho: a Mercedes prepara o compacto GLA, a Land Rover desenvolve um modelo de entrada para ficar abaixo do Freelander e a Porsche finaliza o Macan, irmão menor do Cayenne. CARPLACE fez uma lista com tudo que vai agitar esse mercado por aqui nos próximos anos!
Chevrolet Tracker
Já mostrado pela GM à imprensa, o Tracker tem chegada ao mercado nacional prevista para outubro, com preço inicial na faixa de R$ 60 mil. Construído sobre a plataforma GSV usada por Onix/Spin/Sonic, o jipinho vai usar o mesmo motor Ecotec 1.8 16V flex do Cruze, em versões manual de cinco marchas e automática de seis velocidades, sempre com tração apenas 4×2 (dianteira). Se seguir as especificações do modelo vendido na Argentina (também importado do México, como será o nosso), o pacote mais completo de equipamentos incluirá rodas aro 18”, teto-solar, bancos de couro, seis airbags, freios ABS com EBD, controle de estabilidade, computador de bordo e central de entretenimento MyLink.

Peugeot 2008
A Peugeot já anunciou que o crossover 2008 será produzido em Porto Real (RJ) no fim de 2014. Protótipos já rodam em testes na região, o que mostra que a montadora tem pressa para lançar o modelo, que tem feito bastante sucesso na Europa. Montado sobre a plataforma do hatch 208, o 2008 reúne características de SUVs, como o visual, e das peruas, como o amplo espaço interno e o porta-malas generoso. O interior segue a linha do 208, com volante compacto e o quadro de instrumentos elevado, além da central de entretenimento com tela sensível ao toque. Será vendido apenas com tração dianteira, em versões 1.6 16V flex, mas espera-se que ele possa inaugurar também o novo motor 1.2 turbo de três cilindros da PSA por aqui (em fase de testes). Uma opção com o propulsor 1.6 THP também seria bem-vinda para enfrentar o EcoSport 2.0.

Renault Captur e Duster reestilizado
O crossover derivado do novo Clio IV deverá ser anunciado em breve pela Renault como próximo modelo da marca a ser fabricado no Brasil, após a renovação da linha Logan/Sandero. Embora ainda não confirme, a empresa já começou a movimentação na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para receber a produção do Captur a partir de 2015. Embora tenha porte inferior ao do Duster, o Captur (que mede 4,12 m de comprimento) vai atuar numa faixa de preço superior, uma vez que traz construção e acabamento mais refinados. Em valores atuais, a estimativa de preço inicial ficaria na faixa de R$ 60 mil. Na Europa, o Captur oferece duas opões de motor a gasolina: 0.9 turbo de três cilindros e 90 cv, e 1.2 turbo com injeção direta e 120 cv, com câmbio manual de cinco marchas e automático de seis velocidades, respectivamente. Por aqui a lógica seria usar o 1.6 do Duster e, talvez, o 2.0 do Fluence com câmbio CVT nas versões topo de linha, compondo uma gama semelhante à do EcoSport. Mas quem sabe a Renault não surpreende e traz também os novos motores europeus para cá? Outra dúvida que ainda paira no ar é sobre uma possível importação do modelo já em 2014, para ir conquistando mercado até a chegada da versão nacional. Mas, por conta de valores, não apostaríamos nossas fichas nisso…

Já o Duster sempre teve como principal alvo o Ford Ecosport. O fôlego do jipinho da Renault, contudo, foi minado quando o seu principal concorrente estreou sua nova geração. Para contornar essa situação, a Renault já tem na manga uma reestilização para o modelo. Durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a fabricante apresentou o conceito Duster DCross, que servirá de inspiração para o Duster modelo 2015, que chega no segundo semestre do ano que vem. Mas não espere por alterações profundas: a marca deverá se concentrar no visual externo e retocar algumas partes do interior. O resultado será mostrado no Salão de Frankfurt, em setembro.
Fiat 500 X
Uma das maiores novidades da Fiat para 2015, o 500 X (futuro crossover do Cinquecento) será produzido na nova planta que a marca italiana está construindo em Pernambuco. Prova disso é que o projeto já possui até código: 338. O modelo também dará origem a um novo modelo Jeep – de codinome 520 -, que será feito na mesma unidade. Desenvolvido sobre a plataforma do 500L, o jipinho terá cerca de 4 metros de comprimento e já foi mostrado rapidamente durante uma apresentação da Fiat. No Brasil, o modelo deverá usar os motores E.torQ 1.6 e 1.8.

Honda Urban SUV
A Honda já anunciou que terá um SUV compacto feito sobre a plataforma do novo Fit. O projeto tem caráter global e está confirmado para produção em Sumaré (SP) a partir de 2015. Trata-se da versão final do conceito Urban SUV, que CARPLACE antecipa nessa projeção. O que mais chama atenção no design é a esportividade. A Honda foi arrojada ao adotar uma linha de teto bastante curva, que lembra um cupê, em conjunto com um forte vinco na lateral. O estepe, diferentemente do EcoSport, ficará no interior do veículo. Apesar de ser feito sobre uma plataforma inédita (chamada Global Series Compact, mesma do novo Fit), o SUV vai manter o versátil banco traseiro do Fit atual, capaz de assumir diversas configurações. Em termos de dimensões, o jipinho tem 4,30 m de comprimento – contra 4,24 m do EcoSport, contando o estepe externo. São 22,8 cm a menos que irmão maior CR-V, uma distância de porte que permite aos dois atuarem em segmentos diferentes. Mas é claro que haverá quem chame o Urban SUV de mini-CR-V. A Honda ainda não fala em mecânica, mas é certo que na Europa haverá um 1.6 a diesel emprestado do Civic. Por aqui, hoje as opções mais viáveis seriam o 1.5 16V do próprio Fit e o 1.8 16V do Civic LXS, deixando o 2.0 16V restrito aos Civics mais caros e ao CR-V. O modelo oferecerá transmissões manual e automática, sempre com tração dianteira – a princípio não há previsão de versões 4×4.

Nissan Extrem
A produção de um inédito SUV compacto da Nissan em sua nova fábrica em Resende (RJ) já é dada como certa, mas a montadora – obviamente – não confirma. Uma fonte de inspiração para esse carro seria o conceito Extrem, mostrado no Salão do Automóvel de 2012, porém com linhas menos futuristas. A novidade está prevista para 2015 (depois do March e Versa nacionais), e deverá utilizar os atuais motores 1.6 16V com 111 cv e o 1.8 16V de 124 cv.

VW Taigun
Mostrado como conceito no Salão de São Paulo no ano passado, o Taigun já ganhou sinal verde para a produção: 2015 no Brasil e no ano seguinte na Europa. A grande sacada do modelo é o tamanho diminuto (ele é menor que o Gol!), o que deve colocá-lo em uma faixa de preço inferior à do EcoSport. A plataforma é a NSF do Up!, com o qual o SUV dividirá a linha de montagem e diversos componentes. O motor será o EA211 1.0 três cilindros turbo, com chances de ter também o 1.4 TSI – ambos já devidamente adaptados ao sistema flex exigido por aqui. Uma versão com tração 4×4 está sendo cogitada, mas a princípio o Taigun estreará somente com tração dianteira.

JAC S3
Este SUV das fotos é a aposta chinesa para roubar a atenção de clientes do Ecosport. O JAC S3 foi apresentado em abril no Salão de Xangai, e chamou a atenção. Apesar da semelhança visual com o Hyundai ix35, inclusive no interior, seu acabamento parece ter recebido maior capricho dos chineses. Por aqui o modelo deverá chegar em 2014, usando o mesmo motor 1.5 VVT 16V Jet Flex do J3 Sport. Além do S3, a JAC lançará antes o S5, de porte superior.

Land Rover “Baby”
O Grupo JLR anunciou para outubro a decisão se vai (ou não) construir uma fábrica no Brasil. Em caso afirmativo, o modelo a ser feito aqui é um SUV compacto ainda inédito na linha Land Rover, desenvolvido em parceria com a Chery – conforme CARPLACE antecipou. O jipinho terá cerca de 4 metros de comprimento e deverá chegar ao mercado em 2015 ou 2016, no máximo. A prioridade serão os mercados emergentes, mas ele também será vendido na Europa. Terá motores de baixa cilindrada, com turbo, em versões a gasolina e diesel. As configurações de entrada terão tração apenas dianteira, com opção de 4×4 nos modelos topo de linha. O visual, ainda mantido sob sigilo, deve seguir as linhas do conceito que antecipa o novo Defender, conforme essa projeção da publicação inglesa Autocar.

Mercedes-Benz GLA
Pela primeira vez na história, a família Classe A terá um SUV entre seus membros. O modelo, já mostrado como conceito, será lançado até o fim de 2013 na Europa e é um dos carros cotados para ser produzido no Brasil a partir de 2015, caso a Mercedes confirme a parceria com a Nissan na nova fábrica de Resende (RJ). O GLA (nome provável do jipinho) usará os mesmos motores 1.6 e 1.8 turbinados e a transmissão de dupla embreagem do Classe A, com direito à tração integral 4Matic nas versões mais caras. Haverá também um GLA AMG, com motor 2.0 turbo de 360 cv. Antes de ser nacional, o novo Mercedes chegará por aqui como importado, no próximo ano.

Porsche Macan
A Porsche já está com o Macan praticamente pronto. O SUV compartilha sua plataforma com o VW Tiguan, assim como seu irmão maior, o Cayenne, faz com o VW Touareg. Lá fora o Macan tem lançamento agendado para o Salão de Los Angeles, que ocorre entre os dias 22 de novembro e 1 de dezembro. O carro deverá chegar ao Brasil no segundo semestre de 2014, para concorrer com o Range Rover Evoque. As opções de motor ainda não foram confirmadas, mas espera-se pelo menos uma opção V6 a gasolina movendo a versão mais forte do carro.

Por Daniel Messeder e Diogo Dias

GM mostra as picapes pesadas Silverado e GMC Sierra 2015

 A GM aproveitará uma feira rural no Texas para apresentar as novas picapes Silverado e GMC Sierra nas versões HD.
As picapes trazem visual com toque exclusivo e ampliação na capacidade de carga e reboque e serão oferecidas com carrocerias 2500 e 3500 como modelo 2015 no ano que vem
 O motor é o 6.0 V8 a gasolina com 322 cv e 52,5 de torque nas versões HD 2500 e 360 cv e 52,5 de torque no HD 3500. Uma versão bi–combustível é opcional (gasolina e CNG), assim como um 6.6 V8 Duramax diesel com 397 cv e 105 de torque.
 O modelo 2500 HD tem capacidade de 1.953 k enquanto o 3500 H tem 3508 k.
 Entre os itens presentes, estão: faróis com LEDs diurnos, grade frontal cromada, para-choques na cor da carroceria e ponteira de escapamento cromada. Na parte interna, bancos revestidos em couro, sistema de som da Bose e sistema de entretenimento com tela de 8″
Fonte:http://fotosecarros.com.br/gm-mostra-as-picapes-pesadas-silverado-e-gmc-sierra-2015/

Nova moto Suzuki 2014 Hayabusa GSX1300 RA

 Mais que uma motocicleta, a Suzuki Hayabusa GSX 1300 RA é a super moto que veio para ganhar mais admiração dos apaixonados pelas 2 rodas que carreguem potência, conforto e estabilidade. Conheça um pouco mais da nova moto Suzuki Hayabusa GSX 1300 RA 2014.
Motor – 4 tempos, 4 cilindros com 16 válvulas, DOHC, refrigeração líquida, com SRAD
  • Cilindradas ————————————————— 1.340 cm³
    Diâmetro X Curso ————————————— 81,0 x 65,0mm
    Taxa de compressão ———————————————- 12,5:1
    Sistema de lubrificação ———————————— Cárter úmido
    Sistema de Partida ———————————————– Elétrica
    Alimentação —————————————— Injeção eletrônica
    Tipo de ignição ———————————————— Eletrônica
    Potência máxima ————————- 197 hp (métrico) a 9.500 rpm
    Torque máximo ——————————— 15,81 kgf.m a 7.200rpm
    Transmissão ———————————————- 6 Velocidades
    Sistema de transmissão —————————————- Corrente
    Suspensão Dianteira – Telescópica invertida totalmente ajustável
    Suspensão Traseira – Balança articulada, tipo link de monoamortecimento de pré-carga totalmente ajustável e compressão
    Freio Dianteiro ————————————- Disco Duplo ventilado
    Freio Traseiro ——————————————– Disco ventilado
    Comprimento Total ——————————————- 2.190 mm
    Largura Total ————————————————— 735 mm
    Altura Total ————————————————— 1.165 mm
    Distância entre Eixos —————————————— 1.480 mm
    Distância do Solo ———————————————– 120 mm
    Altura do Assento ———————————————– 805 mm
    *MVOM ———————————————————– 260 kg
    Pneu Dianteiro ——————– 120/70 ZR17 M/C (58W), sem câmara
    Pneu Traseiro ——————— 190/50 ZR17 M/C (73W), sem câmara
    Tanque de Combustível —————————————– 21 litros
    Óleo do Motor —————————– 3,3 litros (com troca de filtro)
Fonte:http://carrocarro.com.br/2013/nova-moto-suzuki-2014-hayabusa-gsx1300-ra/

Nova GM Captiva 2014 nas concessionárias

 A nova Captiva 2014 chegou no mercado com preço a partir de R$ 99.000,00.  O SUV Captiva tem motor Ecotec 2.4 a gasolina.
Captiva 2014 vem com:
Cores: Azul Berlin, branco ice, preto carbon flach e vermelho crystal claret
Ar-condicionado digital
Direção hidráulica
Vidros elétricos
Travas elétricas
Bancos revestidos em couro
Computador de bordo
Freios ABS
Rodas de liga leve aro 17
Controles de estabilidade (ESP) e de tração (TCS)
Seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina)
Transmissão automática de seis marchas com trocas realizadas na manopla
Para-choques totalmente pintados na cor do carro
Central multimídia (com rádio, DVD, GPS, Bluetooth e câmera de ré).
Fonte:http://carrocarro.com.br/2013/nova-gm-captiva-2014-nas-concessionarias/

Fotos-espia revelam a nova KTM 1290 Super Duke R 2014

 Duas imagens revelam que a nova 1290 Super Duke R da KTM já está pronta para apresentação oficial, na sequência, para entrar em comercialização.

A nova 1290 Super Duke é uma moto completamente nova e deverá ser uma “street fighter” de maior desempenho já vistas, com seu motor de 2 cilindros em “V” sendo capaz de entregar 185 HP de potência máxima, além de contar com todos os mais modernos sistemas de controle eletrônico, suspensão e freios.
Fonte:http://sobremotos.solupress.com/sobremotos/news/articles/article8366.asp

MV Agusta traz novos modelos ao Brasil

Linha tricilíndrica – F3 800, Brutale 800 e Rivale 800 – junta-se às atualizadas Brutale 1090RR e F4 RR ABS
 A MV Agusta antecipou as novidades que estarão em seu estande no Salão Duas Rodas, evento que abrirá as portas ao público no próximo dia 8 de outubro, na capital paulista. A marca italiana anunciou a chegada da linha tricilíndrica 800 formada por três modelos: F3, Brutale e Rivale, e a atualização dos modelos de quatro cilindros atualmente em linha: Brutale 1090RR ABS e F4 RR ABS.
Dos cinco modelos, o primeiro a chegar às concessionáriasMV Agusta do país é a Brutale 1090RR ABS, agora em outubro. A F4 RR ABS, hoje importada, terá uma redução no preço – de R$ 119 000 para R$ 99 900 – até março do próximo ano, quando será nacionalizada e, consequentemente, sofrerá nova redução no valor final. A família tricilíndrica virá a partir de março, quando iniciará a venda da Brutale 800. Em abril, será a vez da F3 800 e, por último, em julho, será oferecida a Rivale 800. Os preços da linha 800 – que será nacionalizada – ainda não foram divulgados pela marca. 
“Com a chegada da linha 800, esperamos uma elevação nas vendas da MV Agusta no país, já que ela apresenta uma tecnologia superior ao disponível hoje no mercado nacional”, projeta Creso Franco, presidente da Dafra, marca responsável pelas operações da MV Agusta no Brasil. Ainda de acordo com Franco, a linha 675 da marca italiana foi descartada devido ao valor final inacessível que chegaria ao país.
A rede de concessionárias MV Agusta é formada atualmente por nove unidades – Belo Horizonte, MG, Curitiba, PR, Florianópolis, SC, Goiânia, GO, Porto Alegre, RS, Rio de Janeiro, RJ, Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo, SP. A perspectiva é que o número de revendas cresça no próximo ano com o aumento do número de motocicletas ofertadas. A região nordeste, embora conte com pontos de assistência técnica em Aracajú, SE, e Maceió, AL, é forte candidata a receber uma concessionária da marca italiana.
Redação Motociclismo / Vinícius Piva

CF MOTO 650 NK – uma Kawasaki ER6-N Chinesa !!!

 A fabricante de motos chinesa CF Moto, pertencente ao grupo Zhejiang, apresentou esse novo modelo, a 650NK, com um visual moderno e motor 650cc paralelo vtwin. a 650NK mostrou sua verdadeira identidade am vários eventos automotivos na qual esteve exposta e atualmente possui inumeros pedidos de comerciantes chineses de tê-la em suas lojas, mas o que mais chama atenção é sua semelhança com a já conceituada Kawasaki ER6-N.
 Ambas motocicletas possuem linhas bem parecidas e não diferem muito nas especificações técnicas, como por exemplo os mesmos dois cilindros , a mesma potência de 72bhp, a posição da suspensão traseira situada em um dos lados exatamente como na ER6, o tubo de escape saindo do segundo cilindro também é o mesmo, a forma da cabeça do cilindro e bloco de cilindros ligeiramente diferenciados e o quadro também muito parecido.      
 A primeira apresentação para o grande público e oficialmente para a imprensa da 650NK aconteceu durante o 68o International Bicycle and Motrcycle Exhibition em novembro do ano passado. No ano passado, durante 2o Salão da Motocicleta que aconteceu no mês de outubro, alguns poderão lembrar de tê-la visto em terras tupiniquins, uma vez que a CF Moto trouxe um modelo para cá.
 Assim como a Ninja650R, a CF Moto também fez a sua versão da 650 Touring, equipada com opcionais para longas viagens, aqui mostramos uma versão preparada para policia chinesa.
     Atualmente ela é oferecida em quatro opções de cores : Azul , Preto , Branco/Laranja, Branco/Vermelho    
 Apesar da CFMoto 650NK estar sendo constantemente comparada com a ER6-N,  isso não parece preocupar os chineses e não podemos negar que esse modelo chama a atenção.  As motos chinesas estão lentamente se infiltrando no mercado mundial, mas será que algum dia chegarão a ameaçar a egemonia das grandes japonesas? … quem sabe …
 versão touring para policia chinesa.

Zhejiang – Chopper Cobra 200cc

A moto tem uma ótima arrancada e torque bastante agradável em se tratando de uma 200cc, além de oferecer um som bem atraente pelo fato de possuir um motor monocilindrico com duas saídas.
Outro fator agradável na chopper está no acabamento, pois já vem de série com pintura estilizada e um sistema de transmissão composto por um kit de três piões e uma coroa para alinhamento correto entre roda traseira e motor, além de oferecer mecânica similar às HONDA, o que facilita manutenção, especialmente pelos preços bastante atrativos no quesito peças de reposição.
 Motor 200cc, 4 tempos, com transmissao manual , partida elétrica e a pedal, garfo telescopico, freios a disco, pneu dianteiro 70 e traseiro 205.
PREÇO ATUAL => R$9.500,00
Mais informações acesse : http://www.privilegeequipamentos.com.b